Resenha - Traços por Eduardo Cilto - Raelogia

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Resenha - Traços por Eduardo Cilto


Resultado de imagem para eduardo cilto traços

FICHA TÉCNICA


Livro: Traços
Autor(a): Eduardo Cilto
Editora: Outro Planeta
Páginas: 272
Adquira: Saraiva | Submarino | Fnac | Amazon | Livraria Cultura | Americanas
-
Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.
-

O livro é como a própria Thalita Rebouças definiu: "Um livro cheio de reviravoltas..". Então pra quem gosta de um bom suspense, drama e vários tramas ao mesmo tempo, é a melhor escolha.

Resultado de imagem para eduardo cilto


Eduardo Cilto, autor do livro, é um Youtuber. E ao invés de nos trazer uma autobiografia, ele nos trouxe uma história! Ele tem um canal desde 2012, com o objetivo de popularizar o hábito da leitura entre os jovens com vídeos cheios de criatividade e bom humor. O canal traz assuntos como filmes, séries, livros, e entre outros. Eu o acompanho faz muito tempo, e ele é um amor ♥. Para acessar o canal dele, clique aqui!
-


A trama do livro gira em torno da viagem e como o rumo de fugir para a capital de São Paulo fará os personagens repensar sobre quem realmente eles são, e sobre as consequências que enfrentam devido esta decisão precipitada. Quando o próprio livro nos entrega uma história de um romance adolescente clichê, ele acaba por se tornar uma história mirabolante, cheio de reviravoltas e com um teor de suspense, surpreendendo o leitor diante a forma como o livro se encerra.

No primeiro capítulo, Matheus está chegando ao baile da escola e lembrando como sua melhor amiga insistiu para que ele fosse ao baile. Tudo ocorria bem, até que depois de uma confusão com um colega, Beatriz e Matheus acabam indo parar na casa de uma amiga e participando de um ritual místico. Bia acaba levando o resultado do ritual a sério e decide partir para São Paulo atrás dos seus sonhos e convence Matheus a ir com ela. E essa viagem os colocará em altos perigos e mudará para sempre a vida deles.

Matheus, é um garoto que vive perante os limites imposto pelo os pais, reservado e tímido e detesta ser o centro das atenções. Ele é apaixonado pela sua melhor amiga, Beatriz, e mal se preocupa com os obstáculos que ele terá de enfrentar por conta das maluquices que a amiga inventa. E com todo esse hormônio adolescente e uma paixão platônica, ele topa qualquer coisa por ela, inclusive fugir as escondidas para a capital de São Paulo.

Beatriz, é uma garota determinada, sem medo algum de correr atrás dos seus sonhos. No livro, ela demonstra ter um ego forte, e acaba por ser intolerante as vezes, pensando mais no que ela quer do que com as coisas e pessoas ao seu redor.

A história é contada pelo o ponto de vista do personagem Matheus. De início a narração é lenta e arrastada, deixando o livro cansativo, contudo, ao decorrer dos capítulos o autor começa a dar inicio a ação de pouco em pouco. Edu desenvolveu uma ideia incrível, soube explorar os detalhes, e não só os personagens principais, mas também os secundários (a linda da Samantha ♥).

Traços soube me surpreender positivamente e me encantar pela forma que ele desenvolveu a ideia. Acredito que todos que se depararam com este livro, como eu, estava a espera de mais um romance adolescente clichê, mas o Edu nos trouxe temas além do que só um romance, mas vários questionamentos sobre a vida, e se o que estamos realizando no hoje será em prol do nosso amanhã. O que desanimou, foi a Beatriz ter me irritado várias vezes, por demonstrar ser tão egoísta, porém tudo muda após a viagem. Matheus também acabou demonstrando ser muito inocente para um garoto de dezesseis anos, acho que ele poderia ter sido menos inseguro. Mas de qualquer forma, vale a pena dar uma chance ao livro.



E você, já leu este livro ou gostaria? 😃

5 comentários:

  1. Adorei a resenha! Eu já tinha visto esse livro na livraria mas nem sabia que era desse youtube, o que eu achei bem bacana. A história me interessou bastante, mas fiquei receosa com essa personagem ai, meio egoísta... às vezes eu pego uma raiva de personagens assim haha dá um vontade de puxar a orelha né? Mas acho que lerei o livro em breve, obrigada pela indicação

    Quando tiver um tempinho livre acesse meu blog!? Adoraria receber sua visita por lá. http://www.palavrasambulantes.com/2014/07/sobre-o-seu-eu.html

    Um enorme beijo <3

    ResponderExcluir
  2. Olha, não sou de ler resenhas, mas o que você fez foi algo simples mas brilhante! Amo essa magia que vc faz, meu orgulhinho <3
    Super interessante a história, provavelmente eu me identificaria com essa Beatriz... hudhsadsa

    ResponderExcluir
  3. ooi, tudo bem?
    Adorei a resenha! Gostei da diversidade de escolhas que você deixou pro leitor procurar onde compra. Você não deu spoilers, deu uma breve bem ligeira sobre os personagens principais e gostei de ter colocado o print junto do link do canal do autor
    (E convenhamos, um youtuber que invés de fazer sua biografia, criar uma historia diferente, é digno de uma chance ❤️ )
    Mais um titulo pra minha lista! Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu amei sua resenha,só de ler aqui já me deu uma vontade de ler o livro inteiro .Eu sou completamente apaixonada por livros assim e esse já vai pra a minha listra .
    Você escreve muito bem !
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. adorei o livro, achei bem leve e rapido de se ler
    adorei sua resenha, voce escreve muito bem
    amei o blog, seguindo
    https://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir